12 de agosto de 2011

Personagem: José Proença Pinto de Moura - Falecimento em 12 de agosto de 1956

Em 17 de agosto de 1956 era publicado a matéria abaixo.















Abaixo um resumo de sua biografia.


O Dr. José Proença Pinto de Moura fez seus estudos preliminares no Primeiro Grupo Escolar de Campinas e o secundário no Ginásio de São Bento de São Paulo e o curso médico na Faculdade de Medicina na Universidade do Brasil, onde se graduou em 1920.


Foi professor catedrático de Fisiologia, Psicologia Experimental, e Biologia Geral, o curso pré-jurídico do Ginásio Culto a Ciência, onde lecionou Biologia Geral, da Escola de Enfermagem Madre Teodora e ainda da primeira Faculdade de Ciências e Letras de Campinas. Tomou parte em várias associações científicas entre as quais se pode citar: Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e da Liga contra o Reumatismo.


Foi membro de várias associações médicas do Brasil, destacando-se a Associação Médica do Instituto Penido Burnier; Conselho Diretor da Cruz Vermelha Brasileira, Seção de Campinas. Foi também membro de várias entidades científicas no exterior, algumas por mera colaboração científica, outras por eleição, em razão de seus trabalhos, destacando-se a Sociedade de Cardiologia dos Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica e outras.


A bibliografia de seus trabalhos é muito extensa, cerca de quarenta trabalhos científicos publicados em revistas e jornais especializados que se tornaram conhecidos universalmente.


Nenhum comentário: