10 de março de 2011

Personagem: Vera Pinto Telles - Primeira Vereadora em Campinas

Através de autorização escrita de meu amigo engenheiro Wagner Paulo dos Santos publico abaixo na íntegra o livreto de autoria do mesmo.

Este tem por motivo, o reparo de um a injustiça histórica com a pessoa, Vera Pinto Telles. Pois a mesma foi retirada da história de Campinas; pois pouco se cita sobre a mesma. Será por ser comunista; haja vista ter sido vereadora em 1948.

Assim fiz questão de publicar todo o livreto, fazendo homenagem à Vera Pinto Telles e ao autor do livreto; o qual considero hoje o maior pesquisador e historiador da história de Campinas. E por sua persistência em reparar esta "falha".



Para ver com mais detalhes; clique sobre a imagem.




















Através da persistência do autor do livreto; fez-se justiça ao denominar uma praça com o nome da homenagfeada.

Um comentário:

Americo Camargo disse...

Muito comovente e rica a estória da família de José da Silva Pinto, fantástico cidadão campineiro, dotado de uma inteligência e comprometimento social inusitado para a época. Tão fantástica é sua filha, Vera Pinto Telles , 1ª vereadora de Campinas e pelo menos 50 anos adiante de sua época! Obrigado, Fantinatti, por nos apresentar tão fantásticos personagens campineiros, desconhecidos de sua gente e
que graças a seu blog e seu interesse por Campinas, nos resgatam personagens tão importantes.
Através da estória da família Silva Pinto, a gente vê como eram explorados os trabalhadores naquela época e como foi importante Getulio Vargas para a classe trabalhadora com seus direitos trabalhista.
Ficamos na expectativa de sermos apresentados a mais desses desconhecidos heróis campineiros!