5 de março de 2011

História Agradece: 05 de Março - Guerra Mundial de 1945 - Tomada de Castelnuovo

Neste 05 de março faço uma homenagem à todos os que participaram, principalmente os campineiros listados ao final, da batalha de Castelnuovo e outras em solo europeu.

A Batalha de Castelnuovo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália.

Tal como fora planejado pela 3ª Seção, o ataque contra Castelnuovo, aldeia na comuna de Vergato, devia ser desenvolvido sob a forma de um cerco. O cerco começou de manhã cedo (dia 5 de março), antes que os estadunidenses dessem o sinal para o início do ataque.

O lº Batalhão do 11º Regimento de Infantaria, comandado por Manoel Rodrigues de Carvalho Lisboa, conquistou o controle de Precaria, ao Sul de Castelnuovo, enquanto o 2º Batalhão do mesmo Regimento, comandado por Orlando Ramagem, num movimento que lhe custou 22 baixas, alcançou o terreno a Sudeste de Castelnuovo.

Com o sinal dos estadunidenses, dado ao meio-dia, o 1º e 2º Batalhões do 6º RI, comandados por João Carlos Gross e Henrique Cordeiro Oeste, iniciaram sua primeira missão, que era a de dominar as eficientes posições de fogo dos alemães em Soprassano, ao Sudoeste de Castelnuovo. Ao redor de Precaria, o 1º Batalhão do 11º RI cobriu o flanco do 6º RI e, ao mesmo tempo, apoiou o principal ataque imediato a Castelnuovo, executado do leste, pelos homens de Ramagem.

Campos minados e pesado fogo inimigo retardaram o progresso do batalhão de Ramagem. Crittenberger (General Willis D. Crittenberger, Comandante Aliado do Teatro de Operações do Mediterrâneo), chegando a Riola, às 5 da tarde, queixou-se da demora pelos brasileiros e telefonou ao comandante do 6º RI, coronel Nelson de Mello, para enfatizar a tomada de Castelnuovo antes de cair a noite. O coronel então ordenou que o batalhão do major Gross continuasse rumo a Castelnuovo, sem esperar a tomada de Soprassano. Às 6 da tarde, com ajuda considerável da artilharia, Castelnuovo caia em poder da FEB. Ao mesmo tempo, o batalhão de Cordeiro, a Oeste, conquistava o controle de Soprassano.

A relativa facilidade desses êxitos do 6º RI foi devida, em parte, à ação do 11º RI no sul e no leste. Foram aprisionados 98 alemães. Das quase 70 baixas brasileiras, cerca de metade foi sofrida pelo 2º Batalhão do 11º RI (o de Ramagem), que enfrentou dificuldades a leste, no início do dia.

Crittenberger, tal como já havia feito por ocasião da vitória brasileira em Monte Castelo, enviou uma mensagem de congratulações a Mascarenhas, dessa vez mencionando também o valioso trabalho de Zenóbio na proteção do flanco esquerdo da Divisão da Montanha.

Mascarenhas elogiou o trabalho de muitos, inclusive dos grupos de Artilharia de José de Souza Carvalho, Waldemar Levi Cardoso e Hugo Panasco Alvim, e os engenheiros do Cel. José Machado Lopes. O comandante da Divisão Brasileira declarou que a tomada de Castelnuovo foi notável pela precisão do planejamento e fidelidade da execução.

Através da apresentação deste belo editado pela Associação dos Expedicionários de Campinas; o qual recomendo o acesso ao endereço eletrônico a seguir: http://aexpcamp.vilabol.uol.com.br/


FEB1


FEB2


FEBX2+


FEB3


FEB4


FEB5


FEB6


FEB7


FEB8


FEB9


FEB10


FEBX3+

Faço questão de listar todos os campineiros que participaram da II Guerra Mundial. Fato interessante aqui, é que o primeiro nome da lista (Acrísio Arrivabene) foi conhecido de minha família.

Feb001


Feb002


Feb003


Feb004


Feb005


Feb006


Feb007


Feb008

Nenhum comentário: