7 de março de 2011

Curiosidades: A Fama de Campinas

Um dos motivos de criação deste blog, como digo no começo dele em 2006; foi trazer à luz a história por vezes escondida atrás de um nome, de um fato, um monumento, ou qualquer evento da história.

A publicação que coloco aqui tem muito haver de tudo isto. Provavelmente muitos campineiros poderão ficar bravos e talvez até ofendidos; porém faz parte da história da cidade.

Como sabemos a rivalidade entre os povos sempre existiu e existirá. Para quem vivenciou o passado e ainda acontece na atualidade; a rivalidade entre países, cidades, bairros e ruas. Todos procuram um motivo para denegrir; com intenção de tirar "vantagens" ou até mesmo pelo fato de criar polêmica. Ainda mais quando o motivo. Campinas por ter sido uma cidade que sempre teve seu progressivo acentuado; vide por exemplo que hoje ela da nome à região metropolitana que se compõe de 19 cidades, ou seja, Região Metropolitana de Campinas.

Tudo isto; tem a função de explicar um fato que ocorreu no início da década de 1950, em um evento de Carnaval; e que fez com que Campinas ficasse com a fama de cidade de homosexuais; assim como outras cidades no mundo. Sempre ouvi várias estórias; porém sempre ouvi uma e que a elegi pelo seus fatos comprovados. Como se pode ver abaixo. O material esclarecedor, me veio através do belo livro de Alex Nucci, 50 anos de Sociedade Campineira. Segue abaixo.






Nenhum comentário: