24 de dezembro de 2010

Personagem: Orestes Quércia - Falecimento

No dia de seu falecimento; presto minha homenagem ao grande político que começou sua carreira em Campinas.


Morreu na manhã desta sexta-feira (24) o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, aos 72 anos, informou a assessoria do hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado para tratar de um câncer na próstata





Acima as fotos que deram origem ao livro abaixo mencionado.




1938 (18 de agosto) - Orestes Quércia nasce na vilazinha de Igaçaba, distrito de Pedregulho, município do Estado de São Paulo próximo a divisa com Minas Gerais. Era o segundo filho do casal Octávio Quércia e Isaura Roque Quércia.

1945/48 - Frequenta a escola primária em Igaçaba.

1949 - A familia Quércia muda-se para a cidade de Pedregulho.

1951/54 - Quércia inicia o ginásio em Franca. No segundo ano, transfere-se para o recem-criado Ginasio Estadual de Pedregulho.

1955 - A família muda-se para a cidade de Campinas, onde, no mesmo ano, Quércia comeca a frequentar a Escola Normal Livre. Os Quércia abrem uma mercearia na Rua Camargo Paes, no bairro Guanabara.


1956 - Realiza os primeiros negocios como corretor de imoveis em Campinas. No mesmo ano, presta servigo militar no CPOR, o Centro de Preparação de Oficial da Reserva, primeiro em Campinas e depois na cidade de Caçapava, no Vale do Paraiba.

1957 - Em sociedade com o irmão Vicente, um ano mais velho, funda a "Irmãos Quércia", para exploração de um armazém na Rua Quintino Bocaiuva, 138 e outro na Rua Otávio Machado, 123, os dois em Campinas.

1958 - Inicia o curso de Direito na faculdade da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Começa a trabalhar como reporter no jornal campineiro Diário do Povo.

1962 - Conclui o curso de Direito na PUC. Começa a advogar e também trabalha na reportagem da sucursal do jornal Última Hora, em Campinas. Mantém um programa noturno na Rádio Cultura da mesma cidade. Ingressa por concurso no Departamento de Estradas de Rodagem (DER).


1963 - É eleito em novembro vereador em Campinas pelo Partido Libertador (PL). Funda a Industria e Comércio de Produtos Alimentícios Fubatel Ltda., especializada na produção de especiarias, na Rua Germania, 55, bairro Bonfim.



1964 - Torna-se proprietário da Bonsucesso Administração Sociais Ltda., empresa de comercialização de consórcios de automóveis.

1965 - Com a extinção dos treze partidos políticos existentes no país, pelo Ato Institucional n. 5, e instaurado o bipartidarismo, filia-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

1966 - Elege-se deputado estadual pclo MDB, com 12.915 votos. Participa, em associação com o ITAL, Instituto de Tecnologia de Alimentos, órgao subordinado à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, da Empresa de Compotas de Manga Haden Ltda., pioneira no Brasil na comercialização desse produto.

1967 - Escolhido vice-líder da bancada do MDB na Assembléia Legislativa de São Paulo. Elege-se também presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia. Cria a sua primeira empresa imobiliária, a Selenita Ltda. Administrações e Incorporações, especializada na venda de lotes e títulos de clubes.

1968 - Elege-se em novembro prefeito de Campinas, com cerca de 50% dos votos validos (41.506), derrotando três adversários. Representa em dezembro a Assembleia Legislativa de São Paulo no Congresso Internacional Municipalista de New Orleans (Estados Unidos). Compra no município de Pedregulho a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, depois de vender o consórcio de automóveis Bonsucesso.



1969 - Toma posse como prefeito de Campinas.

1971 - Funda uma nova empresa no ramo imobiliário, a Administradora e Incorporadora Alto da Nova Campinas.

1973 - Deixa a prefeitura de Campinas, depois de uma administração considerada de alto nível, e elege seu sucessor, o advogado Lauro Péricles Gonçalves. Funda a imobiliária Braq Publicidade Ltda., que depois mudaria de nome para Braq Imóveis, Vendas e Administração Ltda. Dedica-se a tarefa de ampliar as bases do MDB em São Paulo, fundando diretórios em cidades do interior.

1974 - Elege-se senador da República pelo MDB de São Paulo com a maior votação individual obtida ate então por um candidato ao Senado em todo o pais, 4.630.182 votos, depois de uma campanha em que começara com minguados 5% nas pesquisas.

1975 - Participa, na Colômbia, em setembro, como senador da República, de uma conferência parlamentar.

1978 - Funda a Empresa Imobiliária Ored Consultoria de Imóveis e Empreendimentos S/C, Ltda., também dedicada a loteamentos e construções. No mesmo ano, funda a Sol-Invest Administração e Participações Ltda., que passou a ser a empresa holding de todas as suas atividades empresariais. Passa a se dedicar também a área de comunicação, fundando em Campinas a Empresa Gráfica e Editora Jornal de Hoje Ltda., que passa a editar o Jornal de Hoje.



Foto oficial de quando prefeito em Campinas - 1969


1979 - Representa o Senado, em setembro, na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

1980 - Visita em setembro a China Continental, a convite do governo de Pequim, como integrante de uma comitiva de parlamentares brasileiros. Associa-se, em outubro, a outra empresa imobiliária de Campinas, a Rio Construções e Imóveis Ltda.

1981 - Adquire parte da Empresa Jornalística e Editora Regional Ltda., que edita em Campinas o Diário do Povo.

1982 - É eleito vice-governador de São Paulo, em novembro, na chapa do PMDB encabeçada pelo professor e também Senador da República André Franco Montoro.

1983 – É indicado pelo governador Franco Montoro para a presidência do Conselho Estadual de Energia. Elege-se presidente da Associação Paulista de Municípios. Participa, como vice-governador, em agosto, na cidade de Veneza (Itália), da Conferência Pugwash, movimento integrado por cientistas e politicos defensores da paz mundial. Visita, em setembro, Israel, a convite do kibutz brasileiro Bror Chaill, e depois a França. Cria a Frente Municipalista Nacional pelas Diretas e Constituinte, entidade que reune prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país.

1984 - Viaja pelo país, como presidente da Frente Municipalista, na campanha das "diretas já". Lidera marchas de prefeitos a Brasília, na luta por uma reforma tributária de emergência.



Sempre ao lado de grandes políticos brasileiros.



1985 - Casa-se, em fevereiro, com a médica Alaide Cristina Barbosa Ulson. Integra-se a campanha que elegeria presidente da República, em novembro, no Colégio Eleitoral, o governador mineiro Tancredo Neves, depois de derrotada, no Congresso Nacional, a Emenda Dante de Oliveira, que pretendia restabelecer as eleições diretas.

1986 - Elege-se em novembro governador de São Paulo, com 5.578.795 votos, e novamente em uma campanha em que começou com baixos índices nas pesquisa de opinião. Adquire, em Campinas, a Rádio Central AM. Nasce, em 9 de fevereiro, Cristiane, a primeira filha de Quércia e Alaide.

1987 - Visita, como governador, a Argentina, os Estados Unidos e Cuba. Nasce, em 19 de abril, Andréia, a segunda filha de Quércia e Alaide.

1989 - Visita em janeiro a Inglaterra e a Itália. Em maio e junho, a Tchecoslováquia, a Hungria e a União Soviética. Adquire a Rádio Andorinha FM, também na cidade de Campinas.

1990 - Visita em janeiro a Venezuela e em fevereiro os Estados Unidos. Elege seu sucessor no governo de São Paulo, em novembro, o promotor público e ex-secretário da segurança Luiz Antonio Fleury Filho. Nasce, em 16 de setembro, Rodrigo Octávio, o primeiro filho de Quércia e Alaide.

1991 - Deixa o governo de São Paulo, em março, e, no mesmo mês, elege-se presidente nacional do PMDB em convenção realizada em Brasilia. É homenageado em Nova York, em abril, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Visita em maio a Itália.

1993 - Renuncia em abril a presidencia nacional do PMDB. Nasce, em 29 de dezembro, Pedro Octávio, o segundo filho de Quércia e Alaide.

1994 - Anuncia, em fevereiro, a sua disposição de concorrer à convenção nacional do PMDB que escolherão candidato do partido à presidência da República nas eleições de novembro. Concorreu à Presidência da República em 1994, e ficou em quarto lugar.



1998 - Tentou voltar ao governo de São Paulo, mas recebeu apenas 4,3% dos votos válidos.

2002 – Tentou vaga no Senado Federal mas não conseguiu.

2006 - Tentou voltar ao governo de São Paulo sem sucesso.

2010 - Chegou a lançar candidatura ao Senado. Enquanto o seu partido articulou uma aliança para a eleição de Dilma Rousseff, Quércia e o PMDB paulista ratificaram o apoio já estabelecido ao PSDB, que lançou José Serra como candidato. Em setembro, o peemedebista anunciou, por meio de carta, a desistência da candidatura.

Como se pode ver acima; após a série de vitórias nas urnas que teve seu ápice no governo do estado (1986), o peemedebista não venceu nenhuma outra eleição. No governo paulista, Quércia investiu na reforma de estradas, construiu o Memorial da América Latina e criou a Secretaria do Menor. O político também atuou como empresário nos ramos imobiliário e de comunicação, além de investir no setor agropecuário. Após deixar o cargo de governador, Quércia foi presidente nacional do PMDB entre 1991 e 1993. Até sua morte sempre atuou na política partidária do país.

Um comentário:

Jornal Planeta Hoje disse...

Infelizmente quando já estava com a saúde debilitado pelo problema do câncer, aqueles que o apedrejaram durante muito tempo, contribuindo para o agravamento de sua doença, resolveram (com hipocrisia) reconhecer a idoneidade, a integridade e a gestão de um governo empreendedor e progressista que foi Orestes Quércia frente ao governo de São Paulo.
Particularmente tenho plena convicção de que foi um dos melhores governadores deste estado, do qual orgulho-me muito de ter participado e sobretudo em caráter pessoal e espírito humano pelo que fez por mim e minha filha em 1996.

Jânio Pires
Jornalista