10 de dezembro de 2010

Personagem: Família Tossini

Através da Sra. Romilda Aparecida Cazissi Baldin chegou-me estes dados e eu não poderia de fazer esta homenagem às estas pessoas que alguma forma ou outra deixaram sua marca para sempre na história de Campinas.

Procurei publicar este material neste 10 de dezembro; pois verão que a foto maravilhosa da restauração da Igreja do Carmo, foi sacada exatamente neste dia porém em 1937. O mais interessante de tudo é que um dos Tossini tinha a “mania” de registrar nas fotos as datas e locais de construção e assim possibilitou termos estes dados, hoje publicados.

Veja nas fotos e nos textos abaixo; o quão esta família que homenageio aqui tem a dizer.

As palavras abaixo descritas aqui são da Sra. acima citada:
Meu bisavô Francesco Tossini, veio da Itália em 1895 para trabalhar como pedreiro nas obras que os italianos começavam a realizar aqui em Campinas.

Meu avô e seus irmãos, nasceram em Campinas e muito ajudaram na construção desta nossa querida Campinas, que não troco por nenhuma outra. Todos estão enterrados no Cemitério da Saudade de Campinas.

Na foto abaixo, tirada em 1925 próximo à PUCC central, era a casa do Dr. Mariano Montevante; estão todos os filhos meu bisavô Francesco Tossini (na janela de chapéu), o rapaz pequeno sentado bem na berada da parede, o irmão do meu avô Dante Tossini, no pilar enconstado de camisa branca meu avô Antonio Tossini e ao seu lado seu irmão Adolfo Tossini, do outro lado apoiado no pilar seu irmão João Tossini.

Eles restauraram a igreja do Carmo em 1937, as torres e os desenhos de cimento que contornam a igreja, feitos à mão pelos irmãos Tossini. Foto de 10 de dezembro de 1937.

Abaixo meu avô Antonio e seu irmão João no coreto do Bosque dos Jequitibás em 1921.

Aqui meu avô João e seu irmão Adolfo, na avenida Francisco Glicério em 1932.


Meu avô Antonio Tossini, trabalhou na Construtora Ercole Bonetti, fazia os desenhos das obras, sem ter estudado, e construiu como pedreiro encarregado o Colegio Coração de Jesus, na José Paulino, a Casa do Pão de Santo Antonio, também na José Paulino, a casa do Dr. Toffoli, na José de Alencar, onde hoje funciona a Associação dos Funcionários Publicos, e no Hospital Cândido Ferreira, seu irmão Dante trabalhou nas obras da construção do Senai em 1942. Meu bisavô Francesco ajudou nas obras da Casa de Saúde Campinas, e construiu com seus filhos a ponte da linha Férrea da cidade de Vera Cruz. Muito orgulho para nós da família.
Abaixo foto de obra em 1924 casa na rua Marechal Deodoro.



Foto abaixo tirada em 18 de agosto de 1929 do Colégio Coração de Jesus, na rua José Paulino. A obra começou em 06 de março de 1929. Minha mãe nasceu em 16 de março de 1929) tenho estes dados pois meu avô escrevia nas fotos.
Irmão de meu avô, Dante, trabalhou nas obras da construção do SENAI em 1942; foto abaixo.

Na construção da ponte da linha Férrea da cidade de Vera Cruz (Construtora Antonio Cezar).


Foto abaixo, tirada dia 20 de agosto de 1922; dois meses depois de terminado o prédio. Antonio Tossini, meu avô, era o pedreiro encarregado da Construtora Ercole Bonetti. A obra fica na rua Barão de Jaguara com rua Conceição e pode ser vista até hoje.

Meu avô tirou em junho de 1938, era uma casa em construção na Dr. Quirino, 1258 também da Construtora Ercole Bonetti.

Carteira de trabalho do irmão (Dante) do meu avô.


Nenhum comentário: