4 de fevereiro de 2010

Memória Escrita: Documentos da família Teixeira Nogueira, Penteado; Francisco Glicério e Ramos de Azevedo

Todo este material do arquivo pessoal do sr. Luiz Heitor Penteado de Almeida Bicudo, faz inveja para qualquer museu de história. Agradeço a permissão de publicação dos mesmos. A descrição é do próprio signatário de ilustre família campineira.

Note que o casamento foi em 20 de setembro de 1856. A data bem "recente" de 20 de fevereiro de 1933 é que foi expedida a certidão.

Meu tataravô é o da certidão de casamento de 1856 (José Teixeira Nogueira) e Sinharinha (Alda Brandina) era filha de Maria Brandina (sede da Fundação do padre Haroldo e neta materna da Viscondesa de Campinas) - Parque Ecológico.


Heitor Penteado foi meu avô. Meu bisavô da eleição de 1895 (Salvador Leite de Camargo Penteado).


O jornal é de 08 de novembro de 1884.

Esta carta foi endereçada ao meu avô Heitor Penteado, então prefeito de Campinas, em 1915 por Francisco Glicério. O curioso da carta é que ele que assinava Glycério com y, apesar de hoje emprestar seu nome a mais movimentada avenida do Centro de Campinas não possuía carro.

Fiz abaixo a transcrição da carta. Lembrando que 1 ano após (12 de abril de 1916) esta carta; falecia o autor da mesma.


Nesta época Ramos de Azevedo ainda em início de carreira e agradece ao meu tataravô o convite para vir para inauguração da Matriz nova em dezembro de 1887.



Nenhum comentário: