2 de dezembro de 2009

Livros x História de Campinas: Educação e Tradição: EEPG "Francisco Glicério" de Campinas 1897-1997

De minha biblioteca particular. Livro (122 páginas) da pesquisadora Rosa Fátima de Souza, publicado pela Faculdade de Ciências e Letras – Campus Araraquara, Campinas, 1997.


Lendo este livro; me fez recordar de minha falecida mãe, pois a mesma estudou nesta escola em fins da década de 1920.



O mais interessante de tudo isto; vem a definição ou conceito de "Grupo Escolar", muito bem relatada no livro ora em questão. A autora cita: "...surgiu no final do século XIX (1894) como uma nova modalidade de escola primária, símbolo da modernização e inovação no campo educacional, recém criada pelo regime republicano (lembre-se que a República foi proclamada em 1889) para atender as necessiades de difusão da educação popular no estado de São Paulo...".

"...Os Grupos escolares constituiram-se em escolas modelares pela sua organização administrativas e pedagógica compreendendo uma escola com várias salas de aula e vários professores para atender um grande número de crianças ; classificação dos alunos pelo grau de adiantamento...". E claro; separadas por sexos.

Como é sabido antes desta definição as escolas eram essencialmente particulares e regidas por instruções distintas e a gosto de cada instrutor.

Segundo o Almanaque de Campinas de 1892, havia na cidade somente 13 escolas públicas com 452 alunos matriculados.

O projeto de construção vencedor foi o do arquiteto Ramos de Azevedo e que acabou sendo padrão para o resto do estado de São Paulo.

O Grupo Escolar de Campinas, como era chamado na sua inauguração, teve como primeiro diretor Christiano Volkart. Veja exemplo de material de estudo deste diretor em:


http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2006/10/curiosidades-1903-monographia-de.html




Vale salientar que o livro cita que houve o surgimento do "Grupo Escolar", sendo o primeiro em Campinas. Isto ocorreu em sessão na Câmara Municipal de Campinas em 12 de novembro de 1894. As obras tiveram início em 01 de maio de 1895 e o edifício foi inaugurado em 07 de fevereiro de 1897. Tendo recebido o nome de G.E. Francisco Glicério em 1917; devido a morte deste campineiro em 12 de abril de 1916.

Nenhum comentário: