25 de abril de 2009

História Agradece: Centro de Memória da UNICAMP (CMU)

Sem dúvida um dos grandes centros brasileiro de preservação da memória histórica.



Convido a acessar o endereço:

Contém documentos de diferentes gêneros (textuais, micrográficos, fonográficos e cartográficos) de grande interesse histórico.

Onde se encontram registros que possibilitam retraçar as transformações ocorridas, sobretudo na região de Campinas, desde o período de cultivo da cana e produção de açúcar, do café, até a industrialização, documentando períodos, eventos e movimentos da história brasileira como a Abolição, a República e o Estado Novo e outros.

Além de ricas informações sobre escravidão e imigração. São cerca de 80.000 processos, 1.800 rolos de microfilmes, 280 microfichas, além de 900 livros de registros e 90 fitas cassetes, que datam do século XVIII ao XX, acondicionados em estantes deslizantes que ocupam aproximadamente 70 m2.

RELATO

Um exemplo de excelência de qualidade, relato aqui. Ao longo de minha vida sempre ouvi falar pelos meus antigos e falecidos parentes da tragédia que abateu sobre a minha família materna. Localizei em pesquisa pela Internet e tive em mãos o processo de assassinato de meu avô materno ocorrido em 26 de outubro de 1928, o mesmo estava no CMU .

Todo o processo original devidamente arquivado, onde pude tomar ciência da forma em que o mesmo foi assassinado e inclusive sua vestimenta no dia do ocorrido. Algo emocionante.

Muitas fotos deste blog são de propriedade do CMU; eu e a história de Campinas ficamos agradecidos por ter esta primazia em divulgá-las e aqui fica o agradecimento a este importante órgão de preservação da história;o CMU.

Nenhum comentário: