20 de novembro de 2008

Personagem: Benedito Lopes ou Benedicto Lopes

Neste 20 de novembro, "Dia da Consciência Negra", nada melhor para lembrar de uma personagem mestiça ou mulata esquecida pelos campineiros.

Uma de suas biografias que pode ser lida na Internet: "Nascido em Campinas, São Paulo. De origens humilde, ele começou a trabalhar como mecânico, em Campinas. Corredor de carro fez dele famoso no Brasil. Ele foi chamado de "Campineiro Voador" (The Flying Campineiro) na Europa, por causa de sua velocidade. Ele morou para o Rio de Janeiro, onde ele era proprietário de uma oficina badalada na época. Sua carreira, no entanto, foi prejudicada pela má sorte e problemas de saúde. Ele morreu pobre, doente e esquecido em Campinas."


De maneira cruel, este Ford V-8 Special construído e sendo dirigido pelo corredor brasileiro e mecânico Benedicto Lopes liderou a corrida por várias voltas, mas teve que abandonar a corrida faltando quatro voltas para o final, devido a um acidente provocado por um outro carro. Na década de 1930.

Acima, em 1937, correndo em Estoril, Portugal e abaixo em frente a tribunal presidencial, sendo recebido pelo chefe de governo.

Abaixo matéria publicada no jornal Correio Popular, do sempre competente Rogério Verzignasse.

Nenhum comentário: