18 de novembro de 2008

Personagem: ABAL - 27 anos

A ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos ) completa neste 18 de novembro; 27 anos dos “Encontros Musicais da ABAL”.

Assim faço uma homenagem ao seu fundador e atual presidente.



ALCIDES LADISLAU ACOSTA

Nasceu em Ponta Porã, MS, e reside desde 1963 em Campinas. Fundador e atual presidente da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL- Campinas), é tenor, formado nas escolas dos Professores Tiana Amarante, Neyde Thomas, Rio Novello, Suzel Cabral e Gledys Pierri. Graduou-se em Canto pelo Conservatório Musical Dr. Gomes Cardim, de Campinas, em 1975. Em Jundiaí, participou de 1972 a 1975 de concertos organizados pela Sociedade Pio X e seu Coral, regido pelo Maestro Mario Comandulli.

Integrou o elenco das óperas "La Traviata" (Verdi), "Lucia di Lammermoor" (Donizetti), "A Noite do Castelo" e oratório "Colombo", (Carlos Gomes), sob regência dos maestros Mario Comandulli, Diogo Pacheco, Armando Belardi, Benito Juarez e Franco Mannino.

Apresentou-se no Bob Carr Auditorium, em Orlando, Florida, EUA, na comemoração dos 500 anos da América, em 1992, em "Colombo", de Carlos Gomes. Participou das Vesperais Líricas, do Municipal de S. Paulo, em momentos da "A Noite do Castelo", de Carlos Gomes.

Atualmente, integra a Camerata Eduardo Gomes e, entre 2002 a 2008, atuou em centenas de casamentos em Campinas e outros municípios.

Recebeu a Medalha Carlos Gomes em 1993, pela Câmara Municipal de Campinas.



Informação recebida de José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira (Diretor de Marketing da ABAL).

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente....Alcides Acosta é um grande tenor além de ser um inestimável amigo, cnselheiro, pacificador, com excelente humor e coerência nas palavras, de uma elegância e postura, a fazer inveja aos nobres ingleses!
O tenho por muita adimiração, já cantamos juntos várias vezes, onde tive a grata satisfação de compartilhar de sua experiência de cantor lírico e aprender muito com esse ser humano fantástico e de generosa amizade!
Ao Alcides o meu abraço de um 'filho', e a ABAL, da qual também faço parte, parebéns pelos anos de incentivo ao canto lírico e o acolhimento dado da todos eles, sem excessão !

Auguri!