7 de setembro de 2008

Ontem e Hoje: Bonde do Jardim Boa Esperança

Fazendo a "arqueologia urbana"; fui atrás do local das fotos de quando do término dos bondes em 25 de maio de 1968, nas fotos antigas do fotógrafo V-8.

No local que suponha ser; existiam várias pessoas idosas jogando dominó e ao perguntar aos mesmos do local do ponto final da linha 14 (Jardim Boa Esperança); informaram-me que o local era este mesmo (segundo um deles o local era "o famoso Km 7"). Abaixo tem-se o que era em 1968 e junto como está em 2008.
Ao mostrar as fotos a um dos indigados, este informou que a casa que aparece na primeira foto pertence à ele.

O local é na rua Ernani Pereira Lopes; quase esquina com a rua Pindamonhangaba e relativamente próximo ao Shopping Iguatemi.




2 comentários:

Anônimo disse...

O BLOG TA MUITO BOM, DA O NOME DA RUA DO PONTO FINAL DO BONDE.

Fabricio C. Macedo disse...

Olá a todos saudosistas! Tenho 30 anos e moro a alguns quarteirões acima de onde era o ponto final desse bonde. Nas conversas que tinha com meu finado avô e com a minha avó que está firme e forte conosco, eles recordam esses momentos. Meu tio-avô, por parte de minha avó, Oswaldo Ferreira Dias, também vivo, foi cobrador da linha 9 e da 14 do bonde por algum tempo. Mostrando essas fotos à minha avó, ela se recordou que a mãe do meu avô, Rita Umbelina de Jesus, foi moradora de uma casa ao lado daquela casa comprida, mais ao fundo, do lado esquerdo do ponto final do bonde (na foto com as crianças na frente) e este bonde que antes seguia mais adiante, até Joaquim Ejídio. Essas casas que aparece do lado esquerdo foram demolidas no final dos anos 70, para dar lugar a um predio residencial e a casa onde ela morou até 1981, foi demolida em 2009 para dar lugar a um residencial de predinhos. Na foto de 2008, do sr Fantinati, dá pra ver ao lado esquerdo, o telhado da casa que ela morou, com um muro pré-fabricado na frente. A arvore Araucária que se vê na foto, foi meu avô que, na ocasião de uma viagem ao Rio Grande do Sul, se encantou com a árvore típica daquela região, trouxe uma muda e a plantou, até ser derrubada em 2009... Essa rua se chama João quirino do Nascimento e ao lado direito a rua se chama Ernani Pereira Lopes. Essa rua João Quirino do Nascimento, que na foto vemos com asfalto inacabado, quando era de terra, continuava mais uns 50m, passava uma pontezinha sobre um corrego, hoje canalizado e se extendia até a séde da Fazenda Brandina, 1 km à frente, e continuava até onde hoje é a rod. D. Pedro, perto do Leroy Merlin. Bons tempos...