3 de junho de 2008

Memória Fotográfica: Ônibus do Passado

Para quem viveu neste época deve lembrar muito bem destes ônibus.

Na década de 1930 foi marcada pela ascensão do ônibus como meio de transporte coletivo em Campinas, estendendo assim os limites da área urbana. A imagem mostra o primeiro ônibus da linha Campinas-Joaquim Egídio, de Miguel Bortolotto, em 1932.

Na década de 1920 iniciaram os primeiros serviços de transporte de passageiros por auto-ônibus em Campinas. A imagem mostra uma "jardineira" fechada da empresa Capriolli, em 1933. Esta empresa foi criada em 1926 por Savério Capriolli e seus filhos Mário e Anastácio. Iniciaram transportando passageiros aos sábados entre a Fazenda Descampado e Campinas.

A Capriolli continuou a estender suas linhas a partir de Campinas na década de 1930. Vemos na imagem abaixo um ônibus da linha Campinas-Monte-Mor, desta empresa. O veículo tinha sua mecânica baseada em um Chevrolet modelo 1936, e a carroceria era provávelmente da Grassi, de São Paulo. Na foto o ônibus parado na Praça Carlos Gomes, pois pode-se ver ao fundo o indefectível prédio do Rinque Campineiro, onde se tinha uma pista de patinação e hoje encontra-se o Clube de Cultura Artística.


Na foto abaixo mostra um ônibus em Campinas em 1947, na linha Campinas-Souzas. O serviço por auto-ônibus já se encontrava consolidado, o que pode se deduzir pelo porte do veículo, com capacidade bem maior que aqueles de 10 anos antes. A carroceria, de fabricação Grassi, foi montada sobre um chassis americano International 1936, provavelmente modelo C-40 ou C-50.


A imagem abaixo mostra um ônibus de carroceria Grassi e mecânica Ford, que servia na linha Campinas-Joaquim Egydio, em 1946. O chassis Ford, provavelmente modelo 69 (C, Y ou T), estava equipado com motor Hercules Diesel, ao invés do modelo padrão a gasolina.

Os ônibus construídos com o modelo Chevrolet apelidado de "Gigante" eram extremamente populares nas décadas de 1940 e 1950. Vemos na imagem abaixo um veículo da empresa Bonavita, linha Bairro Guanabara, em Campinas, 1950. O modelo "Gigante" foi produzido pela Chevrolet (EUA) de 1941 a 1947. A carroceria é de fabricação Grassi.

A periferia e os novos loteamentos em Campinas na década 1950 se beneficiavam das novas linhas de ônibus, como o da empresa Bonavita da imagem abaixo. Percorria a linha para o Jardim Viracopos. Esta foto é de 1954.


Mais recente que os outros anteriores; o veículo da imagem abaxio percorria a linha Jardim São Vicente em Campinas, em 1965, pela empresa Rápido Luxo. Sua carroceria era de fabricação Caio e a mecânica Mercedes Benz, nacional.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essas fotos dos ônibus. Mas gostaria de saber se existem fotos do Bortolotto de Sousas, que fazia a linha com umas peruas azuis com portas traseiras dos dois lados, pois fiz muitas viagens nelas com meu pai, onde íamos na "cachoeirinha" do rio Atibaia para nadar. Um abraço e mais uma vez parabéns pelas fotos.

Unknown disse...

O máximo este registro histórico, sou um Campineiro residindo ha muito tempo no estado do Rio de Janeiro, tbm gostaria muito de rever fotos dos ônibus antigo da CMTC áqueles vermelhinhos urbanos dos anos "70" abraços.

Anônimo disse...

Quem interessar por onibus antigos, acesse www.toffobus.com e pesquise "campinas" ou "CCTC". Lá há fotos maravilhosas e interessantíssimas do transporte antigo de Campinas nas décadas de 50/60 e 70. Eduardo Sene - Campinas SP.