30 de abril de 2008

História Agradece: Locomotiva Ten Wheel no A.B.P.F.

Locomotiva tipo Ten Wheel (4-6-0), fabricada pela inglesa Beyer Peacock, em 1896, com esforço de tração de 5.612 kg à 85% de pressão na caldeira.

Na foto abaixo a locomotiva nº. 302 da Cia. Mogiana, ao relento, em sua época de Parque Portugal em Campinas.

Foto de 1993, de Hélio Gazetta Filho; locomotiva partiu da Estação Chapadão em direção a cidade de Pedregulho-SP; esta parada foi para ver os mancais. Ao fundo as barrancas do Rio Grande, divisa com o estado de Minas Gerais.
Após sua retirada de serviço ficou em exposição no Parque Portugal em Campinas-SP por muitos anos, e ainda operou por pouco tempo em Pedregulho; quando foi entregue à na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (A.B.P.F.) para recuperá-la. Foto abaixo de Hélio Gazetta Filho, Estação de Carlos Gomes, Campinas-SP. Ela, hoje encontra-se guardada e protegida sob cobertura na A.B.P.F..

Indico o site http http://www.abpfsp.com.br/ ou http://trem_campinas.vilabol.uol.com.br/ para conhecimento e mostra de exemplo de como se faz a preservação da história.
Acesse o grupo http://br.groups.yahoo.com/group/ferroviaspaulistas/ para os aficionados por locomotivas e trens em geral.
Exemplos de preservação da história.

Nenhum comentário: