23 de março de 2008

Curiosidades: As 7 Maravilhas de Campinas

Em uma promoção realizada em julho de 2007, a Rede Anhagüera de Comunicação (proprietária dos jornais diários Correio Popular, Diário do Povo e outros e do espaço Internet Cosmo), demonstrando um espírito inigualável senso histórico, colocou em votação as “7 maravilhas” de Campinas. O Resultado publico abaixo.

1ª Maravilha - ESTAÇÃO CULTURA - 7.297 votos

A antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (1872), um símbolo da cidade e do desenvolvimento do Estado de São Paulo, mudou de nome, foi devidamente restaurada e transformada em um importante centro de lazer e cultura para toda a população em 2003.

Oficinas, mostras, cursos, shows, palestras e diversas outras atividades culturais são realizadas durante todo o ano. Por estar na região central e oferecer um fácil acesso, o local é bastante freqüentado em todos os dias da semana. Sua torre com o antigo relógio é um dos pontos mais marcantes da cidade. Além de sempre ter sido um ícone do ponto de vista de memória e, mais recentemente, de cultura, lazer e educação, com a criação do Centro Profissionalizante Antonio da Costa Santos (CEPROCAMP) logo ao lado, a Estação Cultura também é vista como um símbolo do desenvolvimento da cidade, que já foi o centro do País na época do café e, agora, surge como um importante pólo tecnológico.

A estação atuou como entroncamento de diversas ferrovias (Paulista, Mogiana, Sorocabana e Ramal Férreo Campineiro), articulando o trânsito de passageiros e carga entre a capital e o interior do Estado. A viagem inaugural entre Jundiaí e Campinas ocorreu em 11 de agosto de 1872.


2ª Maravilha - CATEDRAL - 6.735 votos

A construção teve início em 6 de outubro de 1807, estendendo-se por mais de 70 anos até a inauguração, em 8 de dezembro de 1883. O grande porte da construção já sugeria as pretensões de crescimento da então Vila de São Carlos (1797-1842).

As fundações foram feitas em um terreno mais distante do Largo da Matriz Velha (atual área da Basílica do Carmo), para onde se projetava o crescimento da vila, no início do século 19. Toda a estrutura foi feita de taipa (técnica construtiva em barro de tradição centenária em SP). No interior, há ainda uma movelaria antiga com peças trabalhadas em madeira, cadeiras austríacas, trono episcopal, crucifixo, lustres, candelabros de prata, um órgão de 100 anos, sacristia, relógio de parede e quatro sinos colocados em uma torre com mais de um século.

Em 1850, o prédio foi coberto e deu-se início a ornamentação interna feita pelas mãos do mestre escultor baiano Vitoriano dos Anjos. Foram necessários seis anos para que o artista conseguisse esculpir o altar-mor, os púlpitos e as grades do coro.
Em 1908, a Matriz Nova transforma-se em Catedral de Campinas, devido à criação da diocese local.

Há ainda o Museu de Arte Sacra da Irmandade do Santíssimo Sacramento, criado em 1967 e composto de 576 peças, entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos 18 a 20, além de uma biblioteca com obras raras, partituras musicais, coleções de jornais antigos e cartas pastorais dos bispos.


3ª Maravilha - LAGOA DO TAQUARAL - 6.559 votos

É um dos mais importantes espaços de lazer de Campinas. Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem a área foram transformados em parque em 1972, após aquisição pela Prefeitura das terras da família Alves de Lima.

Reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, com pedalinhos e uma réplica exata da Caravela Anunciação, nau que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras.

Na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique, viveiros de pássaros, área com aparelhos de ginástica, playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de três quilômetros de bondinho.

Ainda entre os equipamentos culturais, a lagoa oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2 mil pessoas), o Museu Dinâmico de Ciências, o Planetário, o relógio solar, o Ginásio de Esportes Alberto Jordano Ribeiro, o Balneário Municipal (com três piscinas abertas ao público), além do kartódromo Afrânio Ferreira Jr., com pista de 800 metros.


4ª Maravilha - JOCKEY CLUB - 5.685 votos

Em 1925, foi inaugurada a sede do Jockey Club Campineiro (formado em 1924 a partir da fusão deste com Club Campineiro), na Praça Antônio Pompêu. O prédio, com fachadas e decoração interior inspiradas nos palacetes franceses do final do século 18, mais precisamente da zona urbana parisiense, segue uma linha muito em voga nos anos 1920, usada na Capital paulista para pequenos edifícios.

No térreo, o destaque com o elevador todo em ferro e dourado, funcionando perfeitamente desde a época da inauguração. Ponto de encontro importante da cidade no passado (canto das famílias mais ricas da cidade), o prédio recebeu ao longo dos anos milhares de pessoas em suas badaladas programações culturais, como recitais de piano, violino e canto, declamações e grandes festas carnavalescas, no melhor estilo de sua época áurea, resgatada nos últimos tempos.

O espaço passou por uma restauração completa recentemente e recebeu nova pintura. O Jockey Club foi uma das maiores atrações da cidade no Natal, com iluminação especial que transformou a antiga e pomposa estrutura em parada obrigatória. A restauração deu novo fôlego ao entorno e contribui para atrair a população ao Centro.


5ª Maravilha - MERCADÃO - 5.674 votos

Localizado na Praça Carlos Botelho, no Centro, o Mercado Municipal, ou simplesmente Mercadão, foi inaugurado em 12 de abril de 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. Na época da inauguração, passava na época a antiga estrada de ferro funilense, transportando sacas de açúcar mascavo, fardos de arroz e feijão, entre outros produtos. A área funcionava também como depósito do açúcar destinado ao Porto de Santos.

A cidade possuía então 35 mil habitantes e 5 mil edifícios. Entre as décadas de 30 e 60, foi um espaço onde intelectuais, políticos e jornalistas se encontravam para trocar idéias. Com quase um século de história, o mercado abriga hoje 143 boxes. Por ali, passam diariamente uma média de 1,5 mil pessoas.

Característica marcante entre os comerciantes locais é a tradição de permanência familiar dos boxes ao longo dos anos. O espaço é administrado pela autarquia Serviços Técnicos Gerais (SETEC), da Prefeitura. A obra é do arquiteto Ramos de Azevedo.


6ª Maravilha - ESCOLA DE CADETES - 5.420 votos

O projeto, em estilo colonial espanhol, foi idealizado e conduzido pelo arquiteto Ernani Do Val Penteado. No dia 23 de janeiro de 1959, a sede da Escola era transferida para Campinas, passando a se chamar Escola Preparatória de Cadetes de Campinas.

A partir de 1961, com a extinção das escolas preparatórias de Fortaleza (CE) e de Porto Alegre (RS), a Escola de Cadetes campineira tornou-se a legítima depositária das tradições do ensino preparatório do Exército brasileiro.

Em 1944, era escolhido o terreno onde seria erguido o prédio que virou cartão-postal da cidade. Sua beleza chama a atenção de quem passa e desperta ainda mais durante à noite, quando é todo iluminado. A Escola de Cadetes de Campinas é uma instituição, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, responsável pela formação do oficial combatente do Exército.

O ingresso na EsPCEx é feito por intermédio de um disputado concurso de admissão realizado anualmente em todo o País. Sua imponente instalação, cercada de muito verde, com amplos espaços e torres que se destacam na paisagem urbana. Entre outras atrações, o prédio abriga uma biblioteca aberta ao público com mais de 12.000 livros


7ª Maravilha - TORRE DO CASTELO - 5.105 votos

O "Castelo D'água", como era chamado, foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região Norte. A torre de 27 metros de altura foi erguida em um ponto estratégico para o desenvolvimento urbano, em um dos extremos da "triangulação geodésica da cidade" definida pelo Plano de Melhoramentos Urbanos de Campinas, mais conhecido como Plano Prestes Maia, de 1938.

Localizada na Praça 23 de Outubro, no Castelo, foi construída entre 1936 e 1940. Situada a cerca de 735 metros de altitude, é um dos pontos mais altos do perímetro urbano, além de ser um marco geodésico e possuir em seu topo um mirante que permite ver vários bairros da cidade, assim como a Serra de Japi, localizada a aproximadamente 40 quilômetros, em Jundiaí.

A rotatória onde se localiza recebe o trânsito de pelo menos meia dúzia de vias, em todas as direções. Além do mirante, abriga o estúdio da Rádio Educativa de Campinas e um museu de objetos ligados à distribuição de água da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (SANASA).

As seis muradas do mirante contêm informações sobre as regiões e lugares vistos em cada uma delas. A chance de observar Campinas nas mais diversas direções, de um ponto privilegiado, é valiosa e única para visitantes de qualquer idade e uma das melhores formas para acompanhar o crescimento acelerado da cidade e da região à sua volta.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo com voce que o palacio da mogiana caindo aos pedaços e precisa de ajustes logo, ( ja estão em processo de restauro) porém falta incentivo público para maiores investimentos , não só no palacio da mogiana mas tambem o palacio dos azulejos onde foi a primeira cede da prefeitura de campinas e casa do barão e outros edificios históricos que ven cendo demolidos em vez de restaurados como por exemplo a fabrica da antartica,mas no caso do castelo eu descordo de voce , pois é uma edificação dos anos 40 a principio ele pode até ser ttimida e sem graça mas estudando a fundo a arquitetura o ano de costrução e a finalidade pode se dizer que é uma maravilha....