29 de outubro de 2007

Personagem: Lélio Coluccini, o Escultor

Se você andar por Campinas; com certeza irá se defrontar com alguma escultura deste escultor. Neste espaço de Internet você encontrará muitos trabalhos deste personagem; que deixou sua marca nesta cidade.

Nasceu em três de dezembro de 1910, na região da Toscana, na Itália.
Veio para o Brasil quando tinha dois anos de idade. A princípio, a família de artesãos do mármore se estabeleceu na cidade de São Paulo, mas logo mudaram-se para Campinas onde fundaram a Marmoraria Irmãos Coluccini.Aos sete anos, Lélio já gostava de brincar de fazer esculturas e aos nove realizou sua primeira escultura em argila: uma cabeça de Cristo.Voltou para a Itália, em 1924, para aprimorar seus estudos em Artes Plásticas.

Retornou ao Brasil em 1931 e montou um ateliê na sede da Marmoraria Irmãos Coluccini. Logo depois, já com três significantes trabalhos, realizou uma mostra na Casa Genoud, em Campinas.Mudou-se para São Paulo, em 1937, e casou-se com Luísa Ippoliti, mãe de sua filha Maria Helena. Dez anos depois, já separado, retornou a Campinas.
Em 1954, casou-se com Conceição Freire com quem teve o filho Alfredo Lélio.
Acima Lélio Coluccini ao lado de duas de suas obras (monumento ao presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, situado na parte final da av. Barão de Itapura e logo abaixo outra obra, esta uma tumular no Cemitério da Saudade, em Campinas).

Nenhum comentário: