6 de julho de 2007

Personagem: Francisco Álvares Machado de Vasconcellos

Francisco Álvares Machado de Vasconcellos, nascido a 21 de dezembro de 1791, na cidade de São Paulo. Filho de Joaquim Theobaldo Machado Vasconcellos e D. Maria Álvares da Silva Bueno. Casado com Cândida Maria de Vasconcellos Barros, viúva de Francisco Soares da Silva, faleceu em 1851; tendo somente uma filha.

Foi morador da cidade de Porto Feliz, estado de São Paulo, onde exercia a medicina. Cargos Exercidos: Cirurgião da Imperial Câmara; Chefe do Partido Liberal; Deputado Geral por três legislaturas; Deputado Provincial; Presidiu a Provincia do Rio Grande do Sul em 1840; Assumiu a Presidência e Comando das Armas em 1842.

Cirurgião Francisco Álvares Machado de Vasconcellos que se dedicou, como seu pai, ao estudo da medicina e cirurgia, e tanto sobressaiu que foi distinguido com o título de cirurgião da imperial câmara; foi residente em Campinas, onde foi um dos chefes do partido liberal; foi deputado geral nas 4.ª, 6.ª e 8.ª legislaturas, além dos cargos que ocupou no conselho geral da província, e de deputado provincial.

Foi notável orador e presidiu a província do Rio Grande do Sul em 1840, durante a guerra civil; e pelos serviços então prestados, foi agraciado com o oficialato da ordem da Rosa. Sua filha única Maria Angelica de Vasconcellos, natural de Itú, falecida em 1850 em Campinas, casou em 1830 em S. Paulo com Antoine Hercule Romuald Florence (Hércules Florence, um dos descobridores da fotografia) , natural de Nice, filho de Arnaud Florence e de Augustine de Vignalis.

Francisco Álvares Machado de Vasconcellos foi agraciado com a Ordem da Rosa por serviços prestados na Guerra Civil. Recebeu a condecoração de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro em 1841. Morreu em 4 de julho de 1848 na cidade do Rio de Janeiro.
Tem seu nome em rua no Centro de Campinas; rua Álvares Machado.

Nenhum comentário: