17 de novembro de 2006

Personagem: Dom João Nery

No dia 6 de outubro de 1863, à rua Formosa, hoje rua Conceição, o oficial de sapateiro Benedito Correia de Morais e sua mulher, Maria di Carmo Neves, viram nascer o primogênito, João Batista. Os primeiros anos de sua infância passou-se em Itatiba, donde retornou a sua cidade natal para fazer os estudos primários e também ingressando como coroinha do padre Joaquim José Vieira, na Igreja da Santa Casa de Misericórdia.

Quando se avizinha o tempo dos estudos secundários, a primeira pessoa que se lembrou da sua admissão, como aluno gratuíto, no Colégio Culto à Ciência, foi o dr. Ricardo Gumbleton Daunt, logo coadjuvado pelo dr. Manoel Ferraz de Campos Salles; amigos de seu pai.

Na sua juventude, Correia Nery - como passou a assinar na sua infância, fundou um grupo dramático, em que ele e os colegas se iniciaram na arte de palco, havendo levado à cena várias peças, entre as quais a primeira, escrita por ele, de parceria com com Joaquim Gomes Pinto, denominada "Pai e filho", estreada no dia 14 de agosto de 1880, no Teatro São Carlos.

Ordenou-o Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, no dia 11 de abril de 1886 e seis dias depois cantava a sua missa nova na matriz velha de Campinas (hoje Igreja do Carmo).

O jovem vigário viu irromper, em 1889, a terrível epidemia de febre amarela, que dizimou a população de Campinas; alastrando-se pelas camadas mais pobres do povo; porquanto as famílias remediadas e abastadas fugiram para a capital da província e outras cidades.

Vigário Nery e o cônego Scipião, vigário da matriz nova (hoje Catedral de Campinas), tiveram que se preocupar com a assistência religiosa, com auxílios materias e com os cuidados sanitários. Os médicos igualmente se revelaram apóstolos da caridade e cuidaram do novo problema, o de dar asilo a tantos órfãos de pais, mortos na epidemia. O primeiro abrigo foi a própria casa do padre Neri. Terríveis momentos, porém reveladores da capacidade de tal pessoa, que somente foi rendido quando foi afetado pela própria febre amarela; esteve entre a vida e a morte e foi salvo pelo desvelo de seu médico; dr. Ângelo Simões. Surge aí sua primeira grande fundação caritativa e educacional, o Liceu de Nossa Senhora Auxiliadora, construído com o dinheiro que pedia de porta-em-porta.

A 1o. de novembro de 1896, em Roma, era sagrado bispo. Passando assim a ser o 1o. bispo nascido em Campinas.

A seguir tem-se as obras do bispo Dom João Nery:



Liceu Nossa Senhora Auxiliadora


Seminário e Ginásio Diocesanos

Externato São João

Creche Bento Quirino

Foto de 1918, pouco antes de adoecer

Monumento fundado em primeiro de fevereiro de 1921 e localizado em frente a Catedral de Campinas.

Túmulo na Catedral de Campinas.

Existe na cidade o EEPSG Dom João Nery, escola estadual de primeiro e segundo grau em homenagem ao bispo.

Nenhum comentário: