19 de setembro de 2006

Curiosidades: Início da imprensa em Campinas


João Teodoro.............. Francisco Teodoro

Foi no ano de 1832, na então Vila de São Carlos, que Hércules Florence (sim ele mesmo; um dos inventores da fotografia e que deu o nome de fotografia, para arte de fixação de imagens), deu início à montagem de sua tipografia ou “autografia”. Vinte e seis anos mais tarde dois irmãos, de procedência modesta, adquiriram por compra a oficina tipográfica de Hércules Florence. Eram eles João e Francisco Teodoro de Siqueira e Silva. Assim surgia "Aurora Campineira", primeiro jornal local, em 04 de abril de 1858, tablóide de 4 páginas, tamanho ofício, e tinha em João Teodoro de Siqueira e Silva o seu primeiro profissional jornalista; chegando a ter 120 assinantes. Em 10 de janeiro de 1860 passou a se chamar “O Conservador” e encerrou suas atividades em 11 de novembro de 1860.

Em 31 de outubro de 1869 alguns rapazes mais imbuido de sonhos literários, criaram o bi-semanário “Gazeta de Campinas”; iniciativa do poeta e advogado Francisco Quirino dos Santos.

Em 19 de setembro de 1875 inauguraram o "Diário de Campinas" dando seqüência na evolução da imprensa escrita em Campinas.

Nenhum comentário: